Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Escola Nota Dez


O Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão
Prêmio Escola Nota Dez-Edição 2008
Proficiência média-2008-187,9
Prêmio Nota Dez-Edição 2009
Proficiência Média-2009-239,5

quinta-feira, 24 de junho de 2010



As turmas dos 5º ano B do professor João Batista e o 5º ano A do professor Vilamar concluiram nessa quinta-feira os trabalhos de preparação para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, na modalidade poemas.O encerramento aconteceu com o sarau, onde os alunos recitaram poemas clássicos e de sua própria autoria. Nessa modalidade foi trabalhado o tema " O lugar onde vivo".No destaque da literatura de cordel esteve presente o repentista de viola João da Mota.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão
PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MEIO AMBIENTE

31 DE MAIO - SEGUNDA-FEIRA: Abertura da Semana do Meio Ambiente – Socialização com as turmas nos turnos manhã e tarde durante o horário da disciplina.
01 DE JUNHO – TERÇA-FEIRA: Exibição de Filmes sobre Meio Ambiente
02 DE JUNHO – QUARTA-FEIRA: Programa de Rádio – Pauta: Horta Escolar
05 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA: Quadrilha – Tema: O homem do campo.
07 DE JUNHO – SEGUNDA-FEIRA: Produções Textuais


RELATÓRIO DAS ATIVIDADES


Durante os dias 31 de maio a 07 de junho de 2010, período referente a Semana do Meio Ambiente, foram trabalhadas atividades diversificadas em todas as disciplinas sobre o tema Meio Ambiente, tendo como objetivo enfatizar a importância da integração do indivíduo com a natureza.
Entre elas podemos citar:
Exibição dos documentários: Guardiões da Biosfera, Biodiversidade e Mata Atlântica.
Clips de Músicas: Earth Song – Michael Jackson, Radiação e Desmatamento – Chitãozinho e Xororó e Árvores – Arnaldo Antunes
Programa de Rádio – Apresentado por alunos do Grêmio Estudantil sobre o tema Horta Escolar.
Produções Textuais
Atividades do Projeto Boticário – Mão Colorida e Vídeos – Preservação do Meio Ambiente.
VIII Quadrilha – Tema: O Homem do campo

Os alunos participaram efetivamente das atividades propostas.
Reafirmamos que cada um deve fazer sua parte e usar suas atitudes como exemplo, para que as outras pessoas vejam e façam o mesmo. Cada um de nós é parte fundamental na luta pela preservação ambiental, por isso fizemos questão de que os alunos assimilassem bem isso.
Ao final desse período, sentimos que fizemos a nossa parte, ainda que bem pequena, na conscientização dos alunos, de que o mundo precisa de cuidados urgentes, do contrário não teremos um futuro saudável para nossas vidas.

Pauta do Programa de Rádio – Dia – 05 de junho de 2010

Nilce Filho:

Aproveitando o momento da Semana do Meio Ambiente iremos falar um pouco sobre o tema Horta Escolar.

O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.
Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
Através do presente projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprende na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais.
Segundo o Engenheiro Agrônomo Francisco Antônio Câncio Matos, o organismo humano necessita de uma variedade muito grande de alimentos que contenham substâncias capazes de: promover o crescimento; fornecer energia para o trabalho; regular e manter o bom funcionamento dos órgãos; aumentar a resistência contra as doenças. As hortaliças constituem um grupo de plantas alimentares que se caracterizam pelo alto teor nutritivo, principalmente por conterem vitaminas e minerais e pelo seu delicado sabor (www.sigma.g12.br).
Um aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda escolar, reduzindo o custo para a escola e oferecendo a todos os alunos uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.
a)Objetivos do Projeto Horta Escolar:
*Geral:
Permitir a relação entre a teoria da sala de aula com a prática sobre a importância do relacionamento entre homem-natureza. Incentivar os alunos a terem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em um ambiente natural.
*Específicos:
·Relacionar o conteúdo visto em sala com aplicações práticas;
·Conscientizar sobre a importância das hortaliças e seu valor nutritivo;
·Perceber o desenvolvimento dos vegetais ligados à fertilização de solo;
·Preparar pulverizadores naturais para o controle de pragas;
·Extrair da horta um complemento para a alimentação da escola como um todo.



Amanda Ribeiro:

O Projeto Horta Escolar foi elaborado no ano 2000, com a fundação da Escola, tornou-se então um projeto permanente que vem sendo trabalhado anualmente.
o Projeto Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.
Estímulo à Inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar e no cotidiano da prática educacional dos sistemas e redes de ensino;
Favorecimento da mudança do hábito alimentar dos escolares;
Respeito à diversidade cultural e à preferência alimentar local do município;
Melhoria da qualidade da educação nas escolas envolvidas e nas demais escolas do município

Neste mês de Junho dia 05 comemora-se o dia do Meio Ambiente, porém sem motivos para comemorarmos usamos o mesmo para repudiar os tipos de violência que ocorre sobre o Meio Ambiente. E quando falamos de Meio ambiente estamos nos referindo a todos os seres que nele habitat, principalmente seu maior predador, o homem. Cada cidadão consciente da importância do Meio ambiente tem dever lutar contra todos os tipos de arbitrariedade praticadas contra o mesmo.

Ei! É você mesmo, está me ouvindo?
Quem fala sou eu, o Meio Ambiente.

Estou triste e arrasado
O homem me despreza
Ele não me valoriza
Já fiz de tudo para conquistar sua confiança, porém todas as tentativas foram inúteis, e cada dia que passa continua tirando pedaços de mim.
Eu tento mostrar-lhe a minha importância, mas ele não me ouve, nem sequer para um segundo para refletir sobre minha utilidade, e o que represento para o planeta.
Pobre coitado nem se toca que faço parte de tudo que há no planeta.
Que sou a água que sacia tua sede.
Que sou o alimento que mata tua fome.
Que sou o ar que respiras.
Aliás, sou a tua vida, e me destruindo consequentemente estará planejando tua própria morte.
Entendo que estas ações não têm fundamentos conscientes, e sim a presença de uma ganância ilusiva de poder. O pior disso tudo é que a inteligência do homem não é capaz de perceber que o dinheiro não se come, nem se bebe, nem se respira. Muito menos, salva vida. Pode ser que ele até descubra algum dia, porém será muito tarde.

Você que parou pra me ouvir, não me deixe morrer.

Por favor
Salve-me!
Salve-me!
Salve-me...!


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Grafico da Familia

Gráfico com informações Estatistiscas sobre as Famílias dos Alunos.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS
PERÍODO: 2010


Objetivos
Assegurar aos profissionais enriquecimento nutricional da merenda escolar, incentivo a educação alimentar, ambiente, sanitária e a servir – se dela como instrumento na pratica reforçando as relações com higiene pessoal e para a manipulação de alimentos, buscando valorizar sempre a saúde e o bem estar do aluno.
Propiciar momentos de leitura e estudo na formação e na prática diária.
Desenvolver o conhecimento ajustado de se mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas, éticas, e estética com ênfase nas relações interpessoais, na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.






CRONOGRAMA

25/02 - PAUTA
Texto: Pagar o mal com o bem
Dinâmica: A Ponte
Vídeo: Motivando com criatividade – Daniel Godri
Divisão das tarefas diárias
Avaliação

29/03 – PAUTA
Leitura do texto: O verdadeiro valor
Estudo em grupos: Valores humanos
Vídeos: O problema não é meu
Avaliação

26/04 – PAUTA
Texto – A sabedoria da faxineira.
Discussão dos livros lidos durante o mês.
Estudo dirigido (slide): Principais objetivos da merenda escolar.
Avaliação e troca de livros para o mês.

24/05
28/06
30/08
25/09
25/10
29/11
11/12

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Quadrilha


Não perca será nesta sexta-feira dia 04 de junho a nossa quadrilha. Venha participar! Neste ano será homenageado o homem do campo. Teremos também a barraca com variedades de comidas típicas . Participe, estamos lhe esperando!!!!!!!

Obrigada pelo C.A.R.I.N.H.O de vocês, amigos!

;

OUTRAS LEITURAS

Cruz Selo UNICEF